Redes Social

sábado, 1 de setembro de 2012


Ciência confirma um planeta parecido com Gallifrey!


NASA confirmou a existência de um mundo real análogo a Gallifrey, o planeta ficcional dos Senhores do Tempo que aparece na série de ficção científica Doctor Who.
De acordo com um artigo no Register, a NASA vem com o que é chamado de “sistema transitório circumbinário de multi-planetas” – o que literalmente significa “dois mundos orbitando dois sóis” -. Usando o telescópio de Kepler, o Register nomeia o planeta como sendo “O lar dos Senhores do Tempo, Gallifrey, ou o planeta dos ‘fazedores de planetas luxuosos’ Magrathea, que é citado em O Guia do Mochileiro das Galáxias“!
Register reporta que o autor do estudo, Jerome Orosz – professor de astronomia associado àUniversidade de San Diego – diz que “cada planeta transita sobre a estrela primária, dando a evidência de que os planetas são reais”. Andrew Moran, do Digital Journal, já havia publicado a descoberta em janeiro deste ano, mas o estudo completo só foi aceito agora na Science.
O novo sistema, que foi nomeado Kepler 47, tem duas estrelas circulando uma a outra em intervalos de 7 dias e meio. Uma delas é similar em tamanho ao nosso Sol, enquanto a outra parece ser um terço deste tamanho. O planeta interior – Kepler-47b – é três vezes o tamanho do nosso mundo, fazendo dele o menor planeta transitório circumbinário conhecido, e orbita as estrelas em intervalos de 49 dias. O segundo – Kepler-47c – repousa na zona habitável em volta dos dois sóis.
Register ainda diz que Kepler-47c é “um pouco mais largo que Urano e circula suas estrelas em intervalos de 303 dias, fazendo dessa a maior transição já conhecida. O sistema inteiro fica a 5.000 anos-luz da constelação de Cygnus.
O relatório completo foi publicado pela NASA na Science e pode ser lido aqui.
Gallifrey
planeta ficcional dos Senhores do Tempo, Gallifrey, reside em um sistema de suas estrelas na constelação de Kasterborous. Embora Doctor Who tenha começado em 1963, o nome do planeta natal do Doutor não foi revelado até sua segunda regeneração no arco The War Games, de 1969, que tem dez episódios.
Desde então, exilado pelo seu próprio povo, o Doutor voltou a Gallifrey apenas em algumas ocasiões – nos arcos The Deadly Assasin (1976), The Invasion of Time (1978), Arc of Infinity (1983) e  The Five Doctors (1983).
Durante a Guerra do Tempo, Gallifrey foi fechada no tempo e apenas apareceu de novo em 2010, nos episódios The End of Time Parte I e II, onde o Doutor era vivido por David Tennant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário