Redes Social

TARDIS

TARDIS ou Cápsula TT é o principal modelo de veículo space-time usado pelos Time Lords. A TARDIS cresce de um coral, em um processo que pode durar vários séculos. A TARDIS do Doctor é um modelo obsoleto, TARDIS 40.

NOME


“TARDIS” é uma abreviação. Susan, a neta do Doctor conta a Ian Chesterton e Barbara Wright, no episódio An Unearthly Child, que ela “inventou o nome ‘TARDIS’ das iniciais” do nome completo, “Time And Relative Dimension In Space” (Tempo e Dimensão Relativa No Espaço).
Exterior da TARDIS do Primeiro Doctor
Doctor, Susan, Ian e Barbara no interior da TARDIS do Primeiro Doctor
Enquanto alguns Time Lords, como Castellan Spandrell e Romana I, utilizaram o nome genérico “Cápsula TT”, outros estavam familiarizados com a abraviação de Susan. Alguns seres à margem da sociedade dos Time Lords, como the Sisterhood of Karn, também conheciam a abreviação mesmo não sendo dita pelo Doctor ou seus companions.

VOO


A TARDIS geralmente move-se através do tempo e espaço, “desaparecendo lá e reaparecendo aqui”, um processo conhecido como “des- e re-materialização”. Isto é controlado pelo circuito de desmaterialização. Pode voar através do espaço como uma nave espacial convencional, mas fazer isso por longos períodos pode danificar a nave, pelo menos no caso da TARDIS do Doctor.
Durante a operação, um som característico de moagem e zumbido geralmente era ouvido. River Song, mostrou uma vez como a TARDIS pode materializar-se em silêncio, dizendo para o Doctor que o barulho é  causado por deixar os freios de mão puxados.
Eleven fazendo o barulho da TARDIS
TARDIS aterrissando:


TARDIS decolando:


TARDIS pilotadas por outros (como Master e Rani) produziram o mesmo som no curso de sua operação normal. O próprio Doctor já materializou sua TARDIS mais de uma vez sem fazer barulho.
Quando uma TARDIS materializa-se, o resultado pode ser ventos fortes e pequenos tremores, o suficiente para abalar copos de vinho, na área onde apareceu. Se uma TARDIS materializa-se em um espaço ocupado por outro objeto, o mesmo pode aparecer dentro da TARDIS.. Por outro lado, a TARDIS pode desmaterializar-se, deixando para trás os seus ocupantes.
Se a TARDIS aterrissa no mesmo espaço e tempo que outra TARDIS, o tempo pode entrar em colapso, destruindo ambas TARDIS, seus ocupantes e até mesmo causar um buraco negro que poderia destruir o universo. No entanto, o colapso do tempo pode ser evitado materializando-se dentro da outra TARDIS. Mas também há perigos, incluindo loops no espaço.
TARDIS dentro de outra TARDIS em Space/Time.
TARDIS tem problemas para materializar-se durante loops temporais.

TIPOS


EXPLORATÓRIA
A maioria das TARDISes foram utilizadas para observação de vários lugares e tempos. Este tipo sofreu modificações ao longo dos anos. Cada novo modelo recebeu uma série distinta para diferenciá-lo de outros modelos. O esquema numérico era aparentemente simples: quanto maior o número, mais novo o modelo. No entanto, dois tipos de sistemas de numeração foram usados. O Monk chamou sua versão de “Mark 4″, e a reação do primeiro Doctor sugeria que ele tinha um modelo com números baixos. encarnações posteriores e outros Time Lords chamam a TARDIS do Doctor de “Tipo 40″. É possível que cada tipo possuísse várias marcas.
TARDIS geralmente são citadas usando a nomenclatura Tipo X. O modelo mais antigo de conhecido foi o Type-one, que era mal desenhada, perigosa e difícil de ligar. Algumas tinham suas próprias mentes, com uma história de fuga e de viagens pelo Universo. O segundo Doctor, enquanto trabalhava para a Celestial Intervention Agency, possuiu brevemente uma TARDIS 97 Type. A quinta encarnação do Doctor uma vez disse que deveria fazer um upgrade para uma TARDIS 57 Type. Em outra ocasião, ele observou que uma Type 70 lhe permitiria viajar entre uma grade de distorção temporal, mas que o sua Type 40 não foi fabricada para uma “abordagem de força bruta”. Em sua oitava encarnação, encontrou a Type 103, e disse que era quase-humana.
Quando o Doctor estava em sua quarta encarnação, toda a linha Type 40 foi tirada de circulação. Esta política aparentemente ajudou a polícia dos Time Lords, reduzindo o número total de cápsulas TT em uso em um determinado momento no tempo. O policiamento foi ainda mais facilitado, garantindo que as unidades individuais do mesmo modelo possuíssem a mesma chave.
MILITAR
Em mais de uma ocasião, o Doctor encontrou TARDIS de batalha, carregando torpedos temporais.

RECURSOS E FUNÇÕES


DIMENSIONALMENTE TRANSCEDENTAL
Uma das principais características da TARDIS é que o interior existe em uma dimensão diferente do exterior. A principal aplicação deste conceito de “maior por dentro do que por fora”.  Com a exceção da TARDIS de Iris Wildthyme e do Professor Chronotis.
“I’ts bigger on the inside.”
Interior da TARDIS do Segundo Doctor
TARDIS do Terceiro Doctor
TARDIS do Quarto Doctor
TARDIS do Quinto Doctor
TARDIS do Sexto Doctor
TARDIS do Sétimo Doctor
TARDIS do Oitavo Doctor
TARDIS usada pelo Nono e Décimo Doctors
TARDIS do Décimo Primeiro Doctor
CIRCUITO CAMALEÃO
Uma característica de todas as TARDIS é sua capacidade de camuflar-se, uma vez que pousou. Se funcionasse corretamente, o circuito camaleão avaliaria o ambiente pouco antes da chegada e mudaria o exterior para se parecer com algo em comum com a paisagem. Em uma ocasião depois de deixar Londres, em 1963, o circuito camaleão da TARDIS do Doctor parecia não ter nenhum controle sobre a mudança. No entanto, com o funcionamento normal do mecanismo, ele seria programável a partir de um teclado no console principal da TARDIS  Mais tarde, novos modelos tiveram uma maior flexibilidade. A capacidade do Mester, de produzir uma coluna em ambientes às vezes contraditórios como o Projeto Pharos ou Heathrow, bem como declaração do Monk de que escolheu deixar sua TARDIS como um sarcófago talvez indique que os circuitos de modelos posteriores poderiam ser operados manualmente. Esta ideia foi secundada quando o Doctor entrou na TARDIS do Monk e mudou sua aparência de um pilar de pedra para uma caixa de polícia idêntica a sua própria TARDIS.
Em Logopolis, fica implícito que o Doctor pode escolher o que a TARDIS seria. Ele mesmo demonstra a Adric como transformar a TARDIS em uma pirâmide, se o circuito camaleão estivesse funcionando corretamente.

MÁQUINAS ORGÂNICAS


TARDIS são máquinas incrivelmente complexas. A natureza da sua construção era tão complicada que foi dito que eram cultivadas ao invés de construídas, simulando assim um processo biológico, embora não seja claro se isso indica que a máquina seja biológica por natureza ou se é simplesmente complicada e complexa que parece imitar os processos de uma entidade biológica.
Devido ao nível de complexidade em sua construção, a TARDIS tinha um grau de inteligência, e poderia agir de forma independente, como quando a TARDIS do Doctor ressuscitou Grace Holloway e Chang Lee, ou quando alguém olha para o coração da TARDIS.
TARDIS muitas vezes, “lamentam” a morte de seu Time Lord, chegando a cometer suicídio por voar em um sol ou arremessando-se no Vortex do Tempo. O quinto Doctor alegou que havia “um cemitério de elefantes” de TARDIS em algum lugar no fim dos tempos.
Por ter essas características orgânicas, o Doctor considera sua TARDIS como estando viva. Ele fala e acaricia partes da TARDIS quando a opera. Ele fala dos problemas mecânicos mecânicas sendo condições médicas, como “indigestão”. Uma vez ele comentou que a TARDIS era “mais como uma pessoa”.
Quando a matriz da TARDIS do Doctor foi colocada dentro do corpo de uma mulher, mostrou-se que são seres sensíveis com grau de livre arbítrio. A TARDIS disse em seu corpo humano, “Todas as minhas irmãs estão mortas.” Isto implica que todas as TARDIS eram do sexo feminino.

RASSILON IMPRIMATUR


 Antes de uma TARDIS ser funcional, precisava ser preparada com a marca biológica dos núcleos simbiótica de células de um Time Lord. Conhecido como Rassilon Imprimatur, isso lhes dá uma ligação simbiótica com suas TARDIS e permitiu-lhes sobreviver às tensões físicas das viagens no tempo. Sem o Imprimatur, resultaria desintegração molecular – uma prevenção contra o uso indevido de viagens no tempo – mesmo se a tecnologia da TARDIS for copiada. Uma vez que uma máquina do tempo foi preparada adequadamente, a impressão e armazenamento em um componente (um nebulizador briode), podeiria ser usada com segurança por qualquer espécie.

A TARDIS DO DOCTOR


Em sua primeira encarnação, o Doctor deixa subentendido que construiu sua própria TARDIS. Outras encarnações deixam que de fato, ele havia roubado, mas tinha a intenção de devolvê-la . A TARDIS no corpo hmano de Idris, disse que deixou-se ser roubada por ele, deixando suas portas destravadas para que ele pudesse entrar. Ela pensa ter roubado o Doctor tanto quanto ele acha que roubou sua TARDIS. Quando o Doctor decidiu deixar Gallifrey, teve a chance de ter uma Type 53, mas preferiu a Type 40. A TARDIS disse que era “uma peça de museu”, embora não esteja claro se era realmente verdade.
Algumas informações sobre a TARDIS vistas em The Doctor’s Wife:
- Idris/TARDIS revela que sua “insegurança” de longa data é intencional, pois seu objetivo é “levar o Doctor aonde ele precisava ir”.
- Idris/TARDIS diz que as portas das cabines policiais são destinadas a abrir para o exterior, e o Doctor ignora essa instrução o tempo. As instruções de “Puxe para abrir” estão na porta da cabine e a forma como o Doctor abre a porta são uma causa de aborrecimento para ela por sete séculos.
- O tempo pode ser manipulado dentro da TARDIS, duas pessoas próximas são capazes de experimentar fluxos de tempo diferentes e linhas de tempo alternadas (como quando Rory passa várias horas sozinho).
- Portas trancadas da TARDIS são desbloqueadas telepaticamente prevendo-se a senha.
- A TARDIS tem arquivada cerca de 30 salas de controle do passado e do futuro, apesar do Doctor lembrar-se de apenas ter mudando o ambiente doze vezes.

POSSUÍDA POR OUTROS RENEGADOS


O Master tinha pelo menos duas TARDIS. Segundo o Doctor, a do Master possuía um circuito de desmaterialização Mark II. Rani, o Monk e Iris Wildthyme também tiveram uma TARDIS. A de Iris parece ser mais antiga do que a do Doctor.
TARDIS da Rani
TARDIS do Monk
TARDIS do Master em forma de relógio.
TARDIS do Master em forma de coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário